maio 08, 2022

Queijadas: Um Bolo Recheado de História

Queijadas: Um Bolo Recheado de História

As Queijadas de Sintra, um doce tradicional sintrense com uma história excecional, são um dos bolos mais antigos da história da gastronomia portuguesa.

Feitas de queijo fresco, muito confecionado em Sintra devido às grandes pastagens, as Queijadas têm origem durante a Idade Média, aparecendo no ano de 1227, onde eram utilizadas como forma de pagamento. Tude Martins de Sousa, escritor português, confirma a existência de documentos arquivados na Torre do Tombo que testemunham o pagamento de rendas com as Queijadas como moeda de troca entre os anos 1227 e 1585. 

As Queijadas começaram a ser industrializadas anos mais tarde, em 1756, por Maria Sapa, que chegou mesmo a produzir cerca de 20 dúzias desta maravilha por dia.

Conhecidas também pelo seu processo de embalamento, as Queijadas são sempre guardadas à meia dúzia, em embrulhos de papel, duas a duas, separadas apenas por um quadradinho de papel para que não se colem uma à outra. Este processo de embrulho mantém-se inalterável há mais de um século. 

Com o passar dos anos as Queijadas continuam a fazer parte da riqueza de Sintra, e são um bolo obrigatório de provar para todos os que visitam a Vila, e a Casa Piriquita!