dezembro 18, 2020

Bem vindos à nossa Loja Online!

Bem vindos à nossa Loja Online!
A padaria que mais tarde viria a ser conhecida por Casa Piriquita, foi fundada em 1862, há cerca de 160 anos. Trabalhavam lá Amaro dos Santos, padeiro de profissão e a sua mulher, Constância Gomes.

O nome Piriquita advém da alcunha que o rei D. Carlos I deu a Constância Gomes, baseada na sua baixa estatura. Foi o Rei D. Carlos I que encorajou o casal a confecionarem as famosas Queijadas, um doce que desfrutava durante os seus verões em Sintra. O sucesso foi imediato e, depressa, a padaria se transformou em Pastelaria.

Ao longo dos 160 anos muito mudou mas, também muita coisa ficou na mesma, tal como a qualidade dos produtos confecionados e a própria família que se dedica a servir os seus clientes de todo o Mundo.

Na década de 40, enquanto grande parte do Mundo se desmoronava, em Sintra nascia um novo tesouro. Constância Luísa Cunha, filha da fundadora, a partir de um livro de receitas antigo, desenvolveu o Travesseiro, um pastel recheado (em formato de almofada, tal como o nome indica) com doce de ovos e com um toque amendoado, mas com o segredo tão bem guardado que apenas a família direta tem acesso à receita do recheio. 

Nos anos 90 e com o contínuo sucesso dos seus bolos, mas principalmente dos Travesseiros, e crescente número de clientes que acumulavam filas infindáveis na Vila de Sintra, a empresa abriu a Piriquita II, localizada na mesma rua (Rua das Padarias) da casa original, mas no número 18, com o objectivo de distribuir a clientela e tentar, colmatar, as enchentes de fregueses.

Hoje, na sexta geração, este mostra-se um raro caso de sobrevivência de um projeto familiar. Contudo, em 2020, algo mudou na vida de todos nós: o aparecimento da pandemia Covid-19.

Em março de 2020, a Casa Piriquita, tal como tantos outros espaços, teve que fechar as suas portas, durante cerca de um mês e meio, devido à rápida propagação do vírus e novas ideias tiveram que começar a surgir, de forma a que conseguisse levar os bolos aos clientes e, mais importante ainda, de uma forma segura e fácil.

Desde Maio de 2020, altura em que a Piriquita reabriu as suas portas e, com o crescente número de casos com Covid-19, iniciaram-se as entregas ao domicílio a partir das redes sociais, e-mail ou, até mesmo, contacto móvel. A empresa teve que reinventar 160 anos de história, de forma a continuar presente na vida dos seus clientes, sem ser a comparência destes nas duas lojas, localizadas na Vila de Sintra.

Devido ao sucesso das entregas ao domicílio, começou-se a idealizar uma “nova receita” para a Casa Mãe, uma nova loja, mas não física - uma loja on-line.

A loja on-line, está integrada no website oficial da Casa Piriquita (https://piriquita.pt) e permite que os clientes estejam sempre perto dos seus bolos de eleição ou, neste caso, à distância de um simples clique.

As encomendas têm que ser feitas no dia anterior ao da entrega, para que se consiga garantir a frescura e qualidade que os clientes da Casa Mãe, sempre foram habituados.

Apresentamos assim a Casa Piriquita em formato on-line, estando todos convidados a visitar e a fazer a vossa primeira encomenda, para que possam receber, comodamente e de uma forma segura, toda a qualidade de excelência dos produtos a que sempre habituou os seus clientes, ao longo destes 160 anos.